CASES SELECIONADOS

LALA DEHEINZELIN

Dicas de futuro e ferramentas

Futurista e pioneira das Novas Economias. Considerada uma das cem mulheres do mundo que estão cocriando a nova sociedade e a economia, atua com treinamentos, assessoria e palestras em quatro continentes, com forte atuação junto à ONU e Cooperação Espanhola (2005- 2014). Sua vasta e diversa experiência em todas as escalas da tomada de decisão (redes de inovação, corporações, ONGs, governos locais e nacionais, organismos multilaterais) inspira e instrumenta gestores, empreendedores e organizações das mais diversas áreas. Futurista desde 1995, formulou o movimento Crie Futuros (2008), um processo criativo e colaborativo como foco nos aspectos socioculturais do futuro aplicado em dezenas de países. Destaque entre as quatro principais futuristas da América Latina, publicou o livro Desejável Mundo Novo (2012) e, ao combinar “Futuring” e Novas Economias, criou a Fluxonomia 4D, metodologia aplicada em processos de design de soluções, inovação e melhoria de processos. Dicas de futuro e ferramentas: como simplificar processos e otimizar produtos e serviços e criar soluções para seus principais desafios.

WELLINGTON NOGUEIRA

Brinkandopráfluí

Ator, palhaço e nosso mestre de cerimônias. Empreendedor social fundador da ong Doutores da Alegria, dedica-se hoje à Arte de reinventar nossa relação com o trabalho em tempos turbulentos, cultivando condutas antídoto inusitadas. Aplica a inteligência lúdica para dialogar com cenários de mudanças cada vez mais rápidas, também conhecido como Metodologia Play2Flow. Play2Flow: como reinventar nossa relação com o trabalho em tempos turbulentos, cultivando condutas antídoto inusitadas.

FERNANDA PAIVA

Redesenho do Programa Natura Musical

Gerente de marketing institucional da Natura. Relações Públicas, pela Unesp, com especialização em marketing na USP, atua há 11 anos na construção do Natura Musical, principal plataforma de patrocínio da Natura, e no planejamento e gestão do marketing institucional da marca. Em 2019, foi responsável pela articulação e coordenação do patrocínio da Natura no Rock in Rio, que envolveu desenvolvimento de campanhas de comunicação e experiências de marca como “Nave – Nosso Futuro é Agora” e o “Mirante Natura”. Antes da Natura, Fernanda trabalhou na Cinemateca e Articultura, empresa de Yacov Sarkovas, responsável por criar projetos culturais para empresas. Redesenho do Programa Natura Musical: Como gerar mais impacto, duplicando o número de contemplados e triplicando seus resultados e alcance.

ADRIANE MORAIS

Inova SESC 70+

Estrategista e facilitadora de mudanças organizacionais. Facilitadora nas áreas de estratégia, inovação, qualidade, tecnologia da informação e sustentabilidade no Sesc-RS, onde coordena  a implantação de modelos, aplicação de metodologias e ferramentas de gestão, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da organização. Auxilia gestores,  grupos facilitadores e profissionais de diversas áreas a garantir a implantação de estratégias e projetos voltados ao alcance dos resultados, a partir de metodologias de gestão, incluindo programas voltados à sustentabilidade e com o desafio de tornar o Sesc uma organização inovadora. Inova SESC 70+: Como executivos e equipes se juntaram para cocriar a inovação de produtos e processos, otimizando tempo, recursos e as próprias equipes.

JOÃO PAULO GONÇALVES

Inova SESC 70+

Coordenador na assessoria de planejamento e qualidade. Atua no processo de inovação do Sesc RS. Sua experiência em processos de gestão passou pelos âmbitos filantrópico, familiar e multinacional. Graduado em Administração, pós-graduado em Qualidade de Produtos e Processos, com MBA em Estratégia e Inovação, pós MBA em Gestão da Inovação e extensão em Gestión de la Innovación y Emprendimiento para la Competitividad (Barcelona). Inova SESC 70+: Como executivos e equipes se juntaram para cocriar a inovação de produtos e processos, otimizando tempo, recursos e as próprias equipes.

LUCIANA VILLA NOVA

Design de Novo Negócio para o Programa Natura Amazônia

Gestora de sustentabilidade e inovação TBL. Farmacêutica Bioquímica, formada pela USP, especializada em Administração de Empresas e Gestão da Sustentabilidade. Está na Natura desde 1996 quando entrou no programa de trainees da empresa. Ao longo dos anos, ganhou experiência em várias áreas de Inovação de Produtos, como P&D de Produtos e Embalagens e Gestão Técnica de Unidade de Negócios e Sustentabilidade. Desde 2010 na área de Sustentabilidade, hoje é responsável pela coordenação do Planejamento Estratégico de Sustentabilidade e lidera as frentes do Programa Amazônia, que inclui projetos de uso sustentável de produtos e serviços da sociobiodiversidade, a Estratégia de Impacto Social e de Causas e Cultura para Sustentabilidade. Design de Novo Negócio para o Programa Natura Amazônia: Como a transformar a sociobiodiversidade amazônica em negócio, gerando impacto positivo ambiental, social, financeiro e cultural.

MARIANA HOCHLEITNER

JUNTAÊ – a colaboração como causa

Profissional de marketing e agente Juntaê (Canal Gloob). Publicitária com MBA em marketing, Mariana Hochleitner atua há 18 anos na área e há 7 anos está envolta no universo audiovisual da Unidade Infantil da Globosat. Mariana fez parte do lançamento do Gloob em 2012 e, em 2017, da mais recente aposta da unidade, o Gloobinho, canal dedicado às crianças na fase pré-escolar. Coordenadora de marketing de ambos os canais, Mariana é uma das responsáveis pela comunicação e branding da Unidade Infantil da Globosat e por desenvolver, implementar e captar parcerias para o movimento social do Juntaê, cujo objetivo é incentivar desde cedo a consciência coletiva e sentimentos como empatia e cooperação.  JUNTAÊ – a colaboração como causa: Como catalisar mentalidade e atitudes colaborativas na programação de um canal infantil.

SIMONE CATALAN

Inovação em Vendas e Atendimento

Administradora, empreendedora, gestora na filosofia do cuidado e profissional de educação física. Já atuou em diversos segmentos como indústria, comércio e terceiro setor. Por nove anos idealizou e coordenou o projeto social, "O Lance é Transformar", que atendia, semanalmente 350 crianças e adolescentes na APCEF-MG. Período que também ministrou diversas oficinas de empreendedorismo, para a comunidade. Atualmente está trabalhando e aplicando a Fluxonomia na Sol e Ar, uma empresa de produtos de lazer em Belo Horizonte, e junto com a equipe dessa empresa, construindo novos olhares da administração. Inovação em Vendas e Atendimento: Como melhorar o desempenho e relações no cotidiano de uma empresa, independente do seu tamanho e contexto.

MARYSOL GOES

Ecossistemas de Inovação em Ambientes Diversos e Inclusivos

Consultora de soluções para a inovação social. Potencializa a inovação e a criatividade que existem em territórios fora dos grandes centros econômicos, cocriando soluções para o desenvolvimento sustentável em ambientes distantes do high tech. Em sua trajetória, desenhou e executou políticas públicas de inovação e empreendedorismo periférico na cidade de São Paulo. Co-fundou o Núcleo de Empreendedorismo para Refugiados do ADUS e idealizou iniciativas como "Mulher na NOVA Economia" e “CriptoFLUX - decifrando blockchain através de tecnologias sociais”. Assessorou +25 startups estrangeiras a iniciarem negócios no Brasil, através da consultoria Establish Brazil e, atualmente, atua no ecossistema de negócios de impacto no interior da Amazônia. Ecossistemas de Inovação em Ambientes Diversos e Inclusivos: Como inovar em ambientes distantes do hightech, como comunidades sustentáveis na Amazônia, jovens criativos de periferia e grupos de refugiados.

MELISSA BIVAR

Casa T.E.R.R.A e Social Contemporâneo

Cocriadora de Empreendimentos Regenerativos. Ex-executiva de Multinacionais do setor elétrico, petróleo e gás. Atualmente empreendedora social, formada em Comunicação Social (FACHA), pós graduada em Gestão de Negócio Sustentáveis (UFF), Designer em Sustentabilidade pelo Gaia Education, Facilitadora de processos Cocriativos. Trabalha, investiga e aplica novas economias e novas formas de criar, implantar e sustentar negócios e iniciativas para um mundo mais humanizado, colaborativo e justo. Com a Social Contemporâneo trabalha pelo despertar do senso de corresponsabilidade dos indivíduos no processo de Cocriação de negócios e de sociedade, chamando para a mudança intencional. Na TERRA, atua como disseminadora da possibilidade de cocriação e co-construção do novo. E, no movimento Cidades em Transição, atua como ativista em espaços públicos e em treinamentos para novos grupos. Casa T.E.R.R.A e Social Contemporâneo: Como convergir metodologias e pessoas em espaço e consultoria dedicados a criar, implantar e sustentar negócios e iniciativas voltados para regeneração das pessoas e do planeta.

ALEXANDRA HESCHKE

Livro “A Flor Da Cura”

Arquiteta urbanista de espaços e relações. Livro “A Flor Da Cura”: Como superar um câncer avassalador, tornando-se protagonista da própria cura. Arquiteta urbanista, poeta e artista plástica, buscou metodologias que apoiassem a participação dos usuários na concepção e desenvolvimento de projetos, da moradia à cidade. Por 30 anos atuou em políticas públicas optando pela governança colaborativa e incentivando a cooperação. Sua experiência a fez compreender a interdependência das dimensões corpo-mente-espírito do indivíduo consigo mesmo e deste com a organização. Localizar o núcleo positivo e fortalecê-lo foi um dos principais aprendizados para que em sua vida pessoal superasse um câncer avassalador. Em sua concepção “só é capaz de cuidar do outro (pessoa, organização, cidade, meio ambiente), quem se sente cuidado, e cuida de si”.

NUNO ARCANJO

Facilitação poética

Poeta e empreendedor. Artista inquieto e multi-linguagem, fez teatro, canta, escreve, toca sanfona, violão e criou a própria profissão. Formado em publicidade e teatro (UFMG), em Pedagogia Waldorf (FEWB) , e em várias metodologias de colaboração (como Dragon Dreaming, Teatro do Oprimido, Jogo OASIS e Fluxonomia 4D). É mobilizador social, já empreendeu dois negócios criativos e desde 2016 vem levando a Facilitação Poética para diversos eventos pelo Brasil, transformando seus conteúdos em poesia e elevando a experiência do público com beleza, criatividade e muita inovação. Facilitação poética: Como combinar talentos para traduzir conteúdos de palestras e eventos, unindo arte, alegria, consistência, leveza e profundidade.

OUTROS CASES

JULIA LOPES

Administradora, sócia do Observatório Luneta e Líder Negócios para Elas

Administradora, sócia do Observatório Luneta e Líder Negócios para Elas. Administradora e especialista em Novas Economias, desenvolve trabalho pioneiro na região do sul de Minas Gerais. Tem como propósito fazer e conectar, espalhando sementes de transformação. Trabalhou entre 2016 e 2017 na Equipe Flux 4D com Lala Deheinzelin. É co-fundadora do Movimento Laranja, coletivo criativo e colaborativo, e da CASA 282, espaço compartilhado onde aconteceram vários cursos e eventos com foco na geração de valor de negócios. Sócia na empresa Observatório Luneta, que atua com consultoria, cursos e palestras em Novas Economias para empresas e líder do projeto Negócios para Elas, programa de fomento ao empreendedorismo feminino.

SANDRA MARA

Consultora e produtora de empreendedores para Novas Economias

Consultora e produtora de empreendedores para Novas Economias, usa a Fluxonomia 4D para sustentar relações mais justas e humanas. Após experiências com varejo, Marketing e terceiro setor, criou a Selleste Economia Criativa, uma consultoria especializada no atendimento a empreendedores criativos e na produção de eventos para o público +50.

ANA BORBA

Engenheira especialista em reutilização de materiais, upcycling

Engenheira especialista em reutilização de materiais, upcycling. Idealizadora da LIXIKI, empresa que fundou em 2008 e desde lá vem promovendo mudanças no comportamento das pessoas com o lixo através da ecoeducação. Pioneira em transformação de resíduos sólidos domésticos e industriais em produtos e cenografias urbanas, participou como designer de produto na Bienal Brasileira de Design em 2010 e ganhou o Prêmio Talentos do Brasil em Sustentabilidade em 2011. Recentemente participou da primeira batalha de makers do Brasil, reality show produzido pela Discovery Channel e esteve presente na exposição DW!SP19 como designer de produto no LABMOB IED/YVY pelo Istituto Europeo di Design.

SILVIA MARCUZZO

Jornalista e consultora socioambiental

Jornalista e consultora socioambiental. Transita entre galerias de arte à centrais de reciclagem, atuando em projetos socioambientais da Amazônia à Mata Atlântica. Jornalista e consultora socioambiental, propõe ações de engajamento e participação. Atuando na área de comunicação e meio ambiente há mais de 25 anos, trabalha com grupos e aplica metodologias participativas para facilitar diálogos e processos. Tem um pé na educação digital e cria formas prepositivas de transmitir conteúdos, atuando como digital influencer na área da sustentabilidade.

MANUEL CESARIO

Ativador de energias sustentáveis

Ativador de energias sustentáveis. Seu diferencial é ativar energias sustentáveis sob a ótica sistêmica, com agilidade, sendo detalhista sem perder de vista a big-picture, e mantendo senso-crítico sobre paradigmas “fora-da-caixinha”. Tem se desenvolvido em meio século de colaborações em distintos sistemas culturais: comunidades indígenas na Amazônia, grupos empresariais de origem familiar e universidades no Brasil, seletivos círculos acadêmicos em Paris, Edimburgo, Tóquio, Oxford e Lisboa; diversos organismos da ONU, além de ter vivido em 7 cidades brasileiras (nas regiões N, CO, SE e S), e viajado por 40+ países dos 5 continentes, conversando em Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão.